Uma cesta saudável para um dia de Praia

Lembro-me que em criança passava dias inteiros na praia com a Família completa. Lembro-me das lancheiras preparadas pela minha Avó, Mãe e Tia. Eram sem dúvida lancheiras saudáveis e vegetarianas.  Tinham tudo o que precisávamos e quase pareciam que não tinham fundo.. a comida parecia sempre infinita (sempre tive uma imaginação muito fértil). Colocando as memórias de infância de lado, a verdade é que este ano já tive de preparar pela primeira vez uma lancheira completa para a Praia (como a vida boa acaba quando se casa, eheh) e posso dizer-vos que guardei bem guardado na memória as boas lições que aprendi em pequena.

Hoje quero partilhar convosco algumas sugestões saudáveis, para um dia inteiro na Praia.

A primeira regra quando se fala de lancheiras para a Praia é: HIDRATAÇÃO. Vamos estar um dia inteiro quase sempre ao Sol, com temperaturas altas se o Verão for bom connosco. É preciso pensar e providenciar,  bebidas frescas e naturais. Outra grande regra, todos os snacks ou comidas devem ser diversos, pouco processados e simples de preparar e comer. Coisas práticas e naturais em resumo.

ÁGUAS AROMATIZADAS

Não queremos apanhar uma insolação por um golpe de calor. Para isso vamos prevenir a nossa lancheira levando Águas aromatizadas com frutas frescas, legumes e ervas. Pelo menos 2 litros por pessoa. São a solução mais natural e saborosa para ter por perto. Cá em casa adoro fazer Água de lima e limão com hortelã e a Água de pepino e morango. Deve preparar estas águas na véspera, cortar os legumes ou frutas na garrafa com água e reservar durante a noite no frigorifico. Neste período a água irá adquirir as propriedades dos ingredientes que escolhemos e estará pronta de manhã quando sairmos para a praia.

FRUTA

A fruta nunca sai de moda. É perfeita todo o ano, doce, hidratante, energética e nutritiva. Para a Praia é a escolha mais rápida e que devemos ter sempre à mão. Morangos, meloa, melancia, ananás, mangas, nectarinas, pêssegos ou cerejas. O melhor é sempre optar por fruta da época que curiosamente na época do Verão são as frutas com maior teor de água. A natureza é mesmo perfeita não é? Dá-nos aquilo que precisamos na época de mais calor.

PITTAS, WRAPS, SANDES e SALADAS

Já estamos habituados à bela da sandocha preparada pela Avó. Não pode faltar na praia. Só que desta vez vou dar-vos alternativas saudáveis para barrarem o vosso pão ou wraps e sugestões verdes para rechearem as sandes. Para barrar o pão sempre podem fazer um Hummuspasta de amendoim, maionese de tomate seco ou ainda um delicioso Guacamole. Prometo em breve juntar a estas sugestões mais pastas e maioneses saudáveis ao site.  Depois de barrar o pão nada melhor do que o rechear com legumes grelhados ou crus, abusem na cebola, pimentos, tomate e pepino ficam sempre bem. Não se esqueçam dos verdes, folhas e alface, rúcula ou agrião não podem faltar na vossa sandes.

O mesmo se diz para as saladas. Além dos legumes e ervas frescas que já mencionamos podem e devem juntar um cereal ou semente. Que tal uma quinoa, um bulgur, cuscuz ou até millet? São opções leves e frescas que calham sempre bem em dias quentes. Podem juntar à vossa salada um pesto cru feito com manjericão ou espinafres. Sejam originais e deixem a criatividade levar-vos. Mas para o caso da criatividade faltar, um pouco de azeite com alho esmagado e oregãos, fica sempre bem.

Dicas úteis? Então partilhe com os seus amigos e não deixe ninguém ir para a Praia sem uma lancheira assim!!!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*