Pele cuidada em tempo de Sol

Se eu adoro apanhar banhos de sol na Praia? Sim, é umas das coisas que me dá mais prazer  nesta altura. Tenho a facilidade de bronzear rápido, mas todos sabemos que a exposição solar no verão, requer cuidados redobrados. No verão devemos ter mil cuidados com a pele,  porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras e envelhecimento precoce.

Hoje trago-te alguns concelhos de como poderás manter a tua pele saudável durante todo o Verão.

1. Banhos e mais banhos

Alguma vez já sentiram a necessidade de tomar mais que 2 banhos por dia no verão? Eu já! Tomar pelo menos 2 banhos diários por dia na estação quente, não só produz uma sensação de frescura e bem-estar  poderá ajudar a  manter a pele devidamente limpa, livre do suor, mas se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressequida. O sabonete antisséptico pode ser útil para eliminar as bactérias e outros micro-organismos das axilas, região íntima e pés.

Após o banho é importante passar um creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos.

2. Cuidados com os pés

Manter a pele dos pés sempre seca é importante para evitar o aparecimento de fungos. Assim, deve-se preferir utilizar sandálias ou chinelos para que os pés não fiquem molhados de suor dentro de sapatos fechados.

3. Esfoliantes

Opte uma vez por semana por fazer uma esfoliação corporal, durante a qual deve insistir nas zonas mais ásperas do corpo, como joelhos e cotovelos. A esfoliação ajudará a retirar células mortas da sua pele, que ficará mais saudável e macia.

4. Exposição Solar

A exposição solar em excesso está associada ao envelhecimento cutâneo e ao perigo de desenvolver cancro de pele. Por esse motivo, tente nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas, evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a sua saúde. Assim, nestas horas deve-se preferir a protecção debaixo de um guarda-sol ou dentro do bar da praia ou da piscina, evitando a insolação e as queimaduras na pele.

 5. Bronzear com fruta e vegetais

De acordo com um estudo da Bristol University, para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenoides como espinafres, pimento, cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, damascos e meloa, pois estes alimentos previnem o aparecimento de cancro e deixam a pele mais bonita e hidratada. Os resultados podem ser visíveis ao fim de um mês se a dieta for rica nestes alimentos. Com a grande vantagem de ser a forma mais natural e saudável de ter o bronzeado perfeito, sem recurso a produtos bronzeadores ou exposição solar excessiva.

6. Água a sua melhor amiga

Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo. A água pode ser substituída por sumos de fruta, smoothies ou chás frios sempre sem adição de açúcar, mas atenção, estes tem mais calorias e podem aumentar o peso, e por isso a água pura, e as águas aromatizadas naturalmente são as mais indicadas.

E muitas mais dicas haveria para partilhar. Mas espero que pelo menos estes 6 concelhos possam ser colocados em prática por si e pela sua Família.

Achou útil esta informação? Então partilhe com os seus amigos!

Já sabe: JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*