O meu Bolo de Aniversário

Gosto imenso de festejar o meu dia de anos. Hoje faço 24 (já estou a ficar velha) eheh.  É quase impossível não planear algo. Este ano não vou fazer uma grande festa, mas tudo girou à volta do Bolo de Aniversário que será aberto entre familiares. E sabem porquê? Descobri que sou apaixonada por criar bolos bonitos e saudáveis.

Muitos de vós, já me tinham pedido receitas de bolos saudáveis e hoje que faço anos é dia de serem vocês a receberem um miminho especial.

bolo de anosEsta receita foi inventada pela minha Mãe, que esteve hoje comigo na cozinha a ajudar-me em tudo. Confesso que até fazemos uma boa dupla. Ela com o seu jeito inato para criar receitas deliciosas e saudáveis, além de executar tudo com muita perícia. Já eu lá me vou safando, entre a paixão de deixar tudo mais bonito. Foi um projecto pensado com muito carinho para uma data especial. O resultado final alcançou aquilo que tinha na minha cabeça e agora só falta mesmo abrir e saborear.

Como posso ter a certeza que está delicioso? Como qualquer boa cozinheira tive o prazer de ir provando um pouco de tudo, as aparas de bolo são a minha perdição!!!

Mal posso esperar para comer uma fatia inteira.

Decidi optar por um bolo vegan, com apenas 50g de açúcar de côco e sem glúten. É portanto uma opção bastante saudável e alternativa. O sabor da massa é de limão e caju, a cobertura é feita de natas vegetais com cacau em pó que fomos adicionando para dar um tom diferente e suave ao bolo. Eu amo flores nos bolos e neste não podiam faltar, pequenas margaridas roxas, com amoras silvestres apanhadas por queridos amigos, framboesas frescas e mirtilos Prazer Rural.

E agora sim, vamos ao que interessa!!! A receita.

Antes de mais dizer-vos que fizemos duas vezes a receita do Bolo. É portanto um Bolo de 2 andares recheado no meio com o mesmo creme da cobertura. Portanto se quiserem um igual dupliquem os ingredientes.

INGREDIENTES (para 1 bolo)

  • 150g de caju cru triturado (até fazer farinha)
  • raspa de 2 limões
  • 50g de açúcar de côco
  • 120g de óleo de côco
  • 170ml de leite de arroz
  • 150g de amido de milho
  • 50 de farinha de arroz
  • 1c.chá de fermento para bolos

Cobertura ( para 2 bolos)

  • 400g de natas vegetais
  • 70g de cacau em  pó
  • mirtilos, framboesas, amoras e flores para decorar

PREPARAÇÃO

Comece por pré-aquecer o forno a 180º C. Forre o fundo de duas formas de 22cm de diâmetro com papel vegetal. Numa taça (dupliquei a quantidade de ingredientes) comece por juntar o caju, a rapa de limão, o açúcar, óleo, leite e misture tudo muito bem. Adicione as farinhas e o fermento e envolva. Distribua igualmente pelas duas formas e leve ao forno por 45 minutos, ou até o palito sair seco. Deixe arrefecer completamente antes de cobrir o bolo.

Quando ambos os bolos estiverem bem frios bata as natas com o cacau e recheie e cubra o bolo. Decore a seu gosto.

Espero que gostem muito desta receita e que a  possam utilizar em dias felizes tal como eu!!!

Fico à espera de ver as vossas aventuras.

Entretanto partilhem com os vossos amigos!!!

Um beijo da miúda feliz que faz anos hoje!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*