Fresh juicy pomegranate - whole and cut, with leaves on a wooden vintage background, top view, horizontal, with copy space

Os poderes da Romã

O outono e o Inverno trazem consigo frutos deliciosos, a romã não é excepção. Considerada um dos frutos mais populares da estação fria, a seguir às laranjas. A sua beleza incontornável e o seu sabor diferente tem feito cada vez mais adeptos, apesar do seu preço, nem sempre ser tão apelativo. Cá em casa temos a sorte de receber sempre romãs vindas do quintal da Avó Rosinda.

Mas o melhor de tudo é descobrir quais os benefícios da Romã para a nossa saúde. Depois de pesquisar um pouco sobre esta fruta selecionei algumas das principais qualidades da Romã.

  1. Anti-envelhecimento: a romã contêm uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam a prevenir o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento. Optar por beber sumo de romã natural pode ser uma das formas mais práticas e deliciosas para comprovar este benefício. Senhoras, vamos esquecer as rugas bebendo sumo de romã.
  2. Protecção para os Rins: pesquisas recentes revelam que o extracto de romã impede danos nos rins e protege-os contra substâncias tóxicas introduzidas no organismo.
  3. Sistema imunológico: a romã e o seu sumo contêm um reforço imunológico de vitamina C, um nutriente essencial que se esgota rapidamente no organismo durante esta altura do ano.
  4. Propriedades antialérgicas: as romãs são ricas em substâncias chamadas polifenóis, que têm sido utilizados para reduzir os processos bioquímicos que estão relacionados com as alergias.
  5. Protecção contra o cancro da próstata: uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, Riverside, indica que o extracto e o sumo de romã originam a morte das células ligadas ao cancro.
  6. Protecção de ADN: os antioxidantes e fitonutrientes contidos nas romãs também interagem com o material genético para a sua protecção.
  7. Regula o metabolismo: a romã ajuda a regular o açúcar no sangue, melhora a sensibilidade do corpo à insulina, diminui a inflamação e melhora inúmeros outros factores associados ao metabolismo. O seu mau funcionamento pode levar a doenças graves como a obesidade e a diabetes. As propriedades da romã tornam-na num poderoso aliado na perda de peso.

Este fruto saboroso pode ser consumido de várias formas, veja algumas ideias.

  • Consumir fresquinha e crua.
  • Polvilhar os gomos pequeninos da romã numa salada, numa torta doce ou em muffins.
  • Use um pouco de sumo de romã, para temperar saladas ou num prato cheio de verduras.
  • Junte aos seus smoothies algumas pepitas de Romã, como topping ou mesmo na mistura.
  • Porque não uma sangria (sem álcool) de romã, para substituir os refrigerantes, alguma água mineral com gás e sumo de romã et voilá.

Com vontade de começar a consumir romã neste Inverno?

Espero mesmo que sim! Partilhe este artigo com os seus amigos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*