Young woman having flu and blowing her nose at handkerchief

Remédios Naturais contra a Constipação

E se eu vos disser, que no dia 2 de Janeiro deste ano, fiquei com uma gripe/constipação interminável. Veio por descuido, confesso. Depois de uma manhã de trabalho, em uma Sessão Fotográfica à beira-mar, com um vento insuportável, não seria de esperar outra coisa. Felizmente existem muitos remédios naturais à disposição, e a combinação de alguns deles pode ser uma verdadeira ajuda na recuperação de uma gripe. São sobretudo, ingredientes que funcionam  também como prevenção, e algumas dicas práticas que podem fazer a diferença.

Já experimentei todos e posso dizer-vos que funcionam muito bem. O mal-estar incrível que senti durou apenas 4 dias. Podem, alguns deles, não ser os mais agradáveis de tomar, mas como tudo é uma questão de hábito, nada como experimentar e sentirem os resultados dos produtos naturais a actuar no vosso corpo. Não se esqueçam, que cada pessoa é um mundo, e nem tudo o que funciona com uns, deve funcionar com outros. Façam as vossas próprias escolhas e descobertas!

Alho

O alho ajuda a fortalecer o  sistema imunológico, é um perfeito antiviral contra tosses, constipações e gripes. Incluir bastante alho nas suas refeições ajudará a fortalecer o seu corpo contra as  bactérias. O alho é também um excelente diurético, facilita a eliminação de líquidos e toxinas.

Mas a  melhor forma de curar rapidamente uma constipação, será tomar alho tal como um medicamento, pode não ser o mais agradável, mas funciona, por exemplo: bebendo bastante chá de alho; fazendo um xarope de alho e mel.

Chá de alho: Descasque de 2 a 3 dentes de alho frescos levemente esmagados, com a face da faca. Adicione aos alhos esmagados 2 copos de água e deixe ferver. Baixe de seguida o lume e deixe por mais 15 minutos. Coe o alho e deixe arrefecer o chá à temperatura ambiente ou se preferir morno.

Xarope de Alho: Descasque e pique 2 dentes de alho, adicione 2 colheres de mel e sumo de um limão. Misture tudo muito bem e tome 1 c.sopa 3 vezes ao dia. Guarde o recipiente com o xarope em temperatura ambiente.

 

Gengibre

Nem todas as pessoas o toleram bem (como eu) mas são inegáveis as suas propriedades. O gengibre ajuda a aliviar as dores de garganta, e os sintomas da gripe. Esta raiz assume múltiplos benefícios: é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, o mais importante é que também reforça o sistema imunológico, ajudando a destruir as bactérias. A infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. O chá também faz bem à beleza e à mente. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica ao transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

Chá de Gengibre: Pode deixar as raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber, de preferencia bem quente.

Gengibre desidratado: Já se encontra em alguns supermercados pedaços de gengibre desidratado. Para aqueles que evitam o açúcar branco, tomem atenção aos rótulos, normalmente a desidratação do gengibre é feita com açúcar.  No entanto, mascar um pedacinho de gengibre desidratado, continua a ser uma opção mais natural para o alívio das dores de garganta.

Com estas quatro dicas simples e receitas tão práticas, vai ver que vai ser mais fácil curar uma gripe ou resfriado. Afinal de contas, a natureza é a nossa melhor amiga e são tantos os ingredientes naturais cheios de propriedades maravilhosas e curativas.

Seja mais natural, e faça bem a si mesmo.

As melhoras!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*