Abacate para emagrecer

O Abacate é uma das frutas com as quais me sinto melhor. É uma fruta com sabor suave e é tão versátil que se tornou o meu melhor amigo na cozinha! Mas para algumas pessoas ainda é uma fruta pouco conhecida. Está então na altura de conhecermos mais sobre esta fruta deliciosa!

O que é o abacate?

O abacate é uma fruta originária do México e América Central, pertencente à espécie Persea americana. Hoje, graças às hibridizações, e muitos anos de cultivo, existem inúmeras variedades da fruta, cujos principais produtores na atualidade são o México, Chile, Estados Unidos, Indonésia, República Dominicana, Colômbia, Peru, Brasil, China e Guatemala.

Externamente, o abacate é verde  e conforme vai amadurecendo torna-se mais escuro, quase preto. A polpa é verde-clara ou amarelada e tem textura cremosa. No interior encontramos um grande caroço, que é a semente do abacate.

Propriedades do Abacate

Um abacate pequeno, com 150g de polpa, fornece 240 calorias, 22g de gorduras, 13g de carboidratos, 3g de proteinas e 10g de fibras. Conseguimos perceber, portanto, que o abacate não é uma fruta de baixa carga calórica, mas o seu diferencial está na composição das gorduras. Quase 70% das gorduras encontradas no abacate são monoinsaturadas, a maioria é ácido oleico, e o restante é composto por gorduras poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3) e saturadas (ácido palmítico).

A quantidade de fibras presente no abacate também impressiona. 10g correspondem a 40% de toda a quantidade de fibra recomendada diariamente.

Além dos macronutrientes, o abacate contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. Destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Valores calóricos

O valor calórico do abacate é alto? Sim, mas é importante refletir sobre as escolhas feitas para as suas refeições.

O abacate contém em média 180 calorias em 100 gramas. Ele possui gorduras? Sim, mas são gorduras boas. São as gorduras monoinsaturadas, fundamentais para controlar o colesterol e reduzir as triglicéridos. Ele ainda é indicado para o tratamento de doenças cardiovasculares e prevenção das mesmas.

Antioxidantes carotenoides

A fruta auxilia na absorção de licopeno e betacaroteno, pois os carotenoides são solúveis na gordura que o abacate pode oferecer. Eles poderão auxiliar e preservar as células de teu corpo. Esse benefício pode ser obtido a partir da inserção de pelo menos 150 gramas de abacate nas saladas. Esse resultado também pode ser conquistado com a utilização do óleo de abacate, que se pode adquirir em lojas de produtos naturais.

Os principais antioxidantes carotenoides contidos no abacate:

  • Alfacaroteno;
  • Betacaroteno;
  • Betacriptoxantina;
  • Luteína;
  • Neoxantina;
  • Violaxantina;
  • Zeaxantina;

Benefícios do abacate para a saúde e boa forma

O Abacate ajuda na prevenção e redução do Stress, em doenças cardiovasculares e tem uma poderosa acção anti-inflamatória. Sabemos que um intestino com fluxo regular é mantido com o consumo de muitos alimentos funcionais. O bom funcionamento do intestino é mais um dos benefícios do abacate, vindo das fibras contidas no fruto. Ajuda ainda na redução do peso e emagrecimento, uma vez que inibe o apetite. Regula o período menstrual da Mulher, melhora a visão, evita o envelhecimento precoce e é uma óptima opção como tratamento para a pele.

Depois de sabermos tudo isto sobre esta fruta deliciosa, só resta mesmo, começar a inclui-la mais na nossa alimentação diária. Aproveite esta fruta da época maravilhosa e descubra por si mesmo os benefícios.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*