HIDRATAR

Beber água – todos sabemos que faz bem, mas será que praticamos esta regra de ouro? Sabemos que quando regamos uma planta ela ganha um novo ar, mais vida e mais cor, e nós como seres de uma natureza maravilhosa somos como as plantas. A ingestão de água vai ajudar-nos a ter uma pele e cabelo mais saudáveis, previne a prisão de ventre e as infecções urinárias.

É impossível ao Homem sobreviver sem este bem essencial. A água faz parte de nós, afinal de contas o nosso corpo é composto maioritariamente por água. No entanto acabamos por perder todos os dias parte da água que nos constitui, através da exposição a altas temperaturas (principalmente no Verão), suor, urina e fezes. É muito importante repormos esta perda, até porque a água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, ora vejamos: a água participa ativamente na digestão, na absorção, circulação e eliminação de substancias, ou seja, sem ela não sobreviveríamos. A água é também um importante veiculo no transporte de nutrientes no organismo ao mesmo tempo que ajuda a manter a nossa temperatura corporal.

E se lhe disser que o seu cérebro é constituído por mais de 70% de água? Mas cuidado, se essa percentagem diminuir em 2% as nossas capacidades físicas e intelectuais podem diminuir em cerca 20%. É caso para estarmos alerta.

Habitualmente, recomenda-se uma ingestão diária de 1,5L a 2L de água. Porém, esta quantidade pode ser superior dependendo da actividade física ou profissional de cada pessoa. Durante a prática de exercício físico o corpo perde água, através do suor e, consequentemente, oligoelementos e sais minerais que é necessário repor. Assim, quando praticar desporto não se esqueça de levar sempre uma garrafa de água. Um sinal de que ingere pouca água é o facto de apenas ir duas vezes por dia à casa de banho e a urina apresentar um cheiro intenso. Nestes casos, a urina está menos diluída e o organismo está a acumular toxinas. A falta de água é ainda responsável pelo envelhecimento precoce e outras complicações como a obstipação, o aceleramento do ritmo cardíaco, concentração de toxinas, problemas digestivos e mau funcionamento do organismo em geral. – Médico Pedro Lôbo do Vale

Aproveite para iniciar um novo Hábito. Beber água é um dos primeiros passos para começar a cuidar do seu corpo, adoptando um estilo de vida saudável. Agora que já tomou consciência de todos os benefícios inerentes à ingestão de Água – Pratique!

E já sabe, se gostou deste Artigo, partilhe com os seus amigos!

Juntos por uma vida mais Saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*