Vamos comer Abóboras

Outubro e Novembro são os meses destas meninas lindas. Sou tão fã de Abóboras que já cheguei a colecionar algumas cá por casa. Tem diferentes cores, tamanhos e são tão originais que alegram qualquer cozinha. Mas hoje o que vamos mesmo descobrir são as propriedades nutricionais deste alimento e começar por introduzi-la na nossa dieta.

Alinham? Vamos a isso!!!

A abóbora tem muitos benefícios para oferecer à saúde pois é um alimento bastante versátil e pode ser utilizado em diversas receitas, doces e salgadas. A abóbora é rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B.

Este alimento contém, ainda, fitonutrientes que mantêm a saúde da pele ajudam a impedir os malefícios da luz solar. A polpa é indicada para as doenças dos rins e do coração. Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis para quem tem tendência à constipação intestinal.

A Abóbora também ajuda na dieta de atletas.  Graças às vitaminas do complexo B, pois regulam funções importantes no metabolismo e à presença de carotenoides, que são componentes antioxidantes que o corpo transforma em vitamina A.

As sementes da abóbora também já são muito utilizadas na cozinha portuguesa. Estas possuem uma boa quantidade de triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, sendo estes responsáveis pelo controle do humor, sono e apetite. Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia é o suficiente para a melhora do humor e disposição. Quando torradas, as sementes apresentam uma boa quantidade de zinco, ômega 3 e fitoesteróis, que são substâncias que auxiliam na redução o colesterol.

Há estudos que demonstraram benefícios na prevenção de cancro de próstata, artrite, no aumento da resposta imunológica, proteção do sistema cardiovascular, além de atuar como vermífugo natural (contra vermes).

Por isso é tudo! Espero que depois desta lista imensa de benefícios a Abóbora ganhe um especial destaque nas vossas cozinhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*