Escolhe Consumir alimentos sazonais

Comer alimentos sazonais trás-nos inúmeros benefícios e não estou apenas a falar dos benefícios para a nossa saúde, mas também na poupança que podemos ter ao final do mês em optar por alimentos da época, na consciencialização das culturas agrículas e incentivar e apoiar os pequenos agricultores do nosso país, e na experiência de saborearmos os alimentos na sua melhor versão, por estarem completamente bio-disponíveis para o nosso organismo, na sua época normal.

Graças às tecnologias agrícolas avançadas, temos acesso a quase todo o tipo de frutas e legumes durante o todo o ano. Podemos dar-nos ao luxo de ir a uma grande superfície e comprar todo o tipo de legumes ou frutas, mesmo que estes não sejam produzidos no nosso país. No entanto, devemos dar preferência aos produtos sazonais, consumir e saborear cada alimento na época própria, aproveitando desta forma todo o seu sabor e a melhor relação entre a qualidade nutricional e o preço.

“Sabias que as frutas e os legumes começam a perder o seu teor nutritivo logo após a colheita? Estes produtos, importados e comercializados em grandes superfícies, passam muito tempo em transportes, câmaras frigoríficas e prateleiras. Se não forem da época, pior ainda, pois chegam a viajar do outro lado do mundo para a nossa mesa. Estes produtos são colhidos ainda verdes e amadurecem neste longo caminho ao invés de maturarem ao Sol. Desta forma, diminuem a sua riqueza em nutrientes e vitaminas. Se forem de estufa, contêm ainda um maio número de substâncias tóxicas como pesticidas e fungicidas” – Nutricionista Filipa Lindim.

Então deixo-te uma dica: Optar por vezes, por fruta e legumes congelados acaba por ser uma boa opção, uma vez que estes conseguem manter grande parte do seu valor vitamínico, mas isso só será uma opção aos frescos, se os alimentos forem congelados logo após a sua colheita.

Para alimentar todos os seres humanos deste planeta, seria difícil produzir alimentos sem recorrer a este tipo de ferramenta. E é sabido que nem todos teremos a oportunidade de comer frutas e legumes apanhados diretamente da árvore ou da terra ou mesmo comprá-los nos pequenos produtores, mercados e feiras locais. Se tivermos essa opção, sem dúvida que será a melhor.

Mas, para que consigamos comer o mais equilibradamente possível, podemos fazer um esforço e optar por frutas e legumes da época, porque apesar de tudo, ainda somos nós que decidimos aquilo que colocamos dentro do nosso carrinho de compras.

A natureza é tão perfeita que nos dá o que precisamos, em cada época do ano, nos diferentes pontos geográficos.

Por isso aproveita o que a natureza te oferece.

Partilha com os teus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*