Hambúrgueres Proteicos

São a nova especialidade aqui de casa. Mais uma receita simples, prática e muito nutritiva. Porque os hambúrgueres nunca são demais na minha cozinha e esta receita além de ser #glutenfree é também livre de qualquer produto de origem animal e por isso apta para veganos.

É essencialmente muito rica em proteína, pois contém duas grandes leguminosas, o Grão de bico e o Feijão frade. A  Proteína é importante porque ela favorece grande parte do nosso organismo, incluindo músculos, pele, cabelo e unhas. Além disso, a proteína ajuda as células a se desenvolverem e fornece energia ao nosso corpo. E o mundo vegetal está cheio de alimentos muito ricos em proteína, a maioria das vezes, em quantidades superiores do que os alimentos de origem animal.

Esta receita é perfeita para ser feita aos Domingos e preparar as refeições semanais.

Ingredientes

  • 300g Feijão frade cozido e escorrido
  • 300g Grão de bico cozido e escorrido
  • 5 Tomates secos desidratados
  • 1/2 ramo de salsa picada
  • 1 dente de alho
  • 5 c.sopa azeite
  • 1/2 cebola picada
  • sal, oregãos, cominhos e pimenta a gosto

Preparação

Depois de termos todos os ingredientes preparados vamos começar por colocar o grão de bico, as especiarias, um pouco de azeite e sal, o dente de alho e triturar tudo numa blender até fazer uma pasta cremosa, ou seja, o tradicional hummus, que servirá de base e liga para os nossos hambúrgueres.

De seguida, numa taça grande vamos juntar o feijão frade e esmagar ligeiramente os feijões para que depois possamos juntar-lhes os restantes ingredientes, como a cebola picada, a salsa picada, o resto do azeite, os tomates desidratados picados ou fatiados em tirinhas e finalmente juntamos a pasta húmmus.

Vamos envolver tudo muito bem e quando estiver um preparado bem homogéneo podemos começar a moldar os nossos hambúrgueres proteicos. Num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, dispomos os nossos hambúrgueres e levamos ao forno a 180º por aprox. 15 minutos ou até dourarem.

 

Agora resta-nos saborear esta maravilhosa receita, que é super nutritiva e será um bom alimento para qualquer refeição, acompanhado de uma mega salada!!!

Já estou a ficar com fome!!!

Se gostas-te desta receita, partilha com os teus amigos!

Juntos por um estilo de vida mais saudável e pleno!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*