O segredo dos Superalimentos

Os superalimentos estão na moda por fazerem maravilhas ao nosso corpo. São poderosos, naturais, super concentrados e muito ricos em nutrientes e energia. São a escolha ideal para melhorar a saúde geral do corpo, reforçando o sistema imunitário, elevando a produção de serotonina, estimulando a sexualidade, limpando e alcalinizando o corpo.

Os superalimentos dão resposta, e excedem, a todas as nossas necessidades de proteínas, de vitaminas e minerais, de gliconutrientes (essencialmente açúcar polissacarídeo), de ácidos gordos essenciais, do sistema imunitário e muito mais. Nutrindo-nos o mais profundamente possível, eles são o verdadeiro combustível do nosso corpo.

Hoje trago-vos uma lista dos principais Superalimentos disponíveis no nosso Planeta.

Açaí

É um fruto roxo escuro que cresce em palmeiras nativas da América do Sul. As bagas do açaí, muitas vezes a mais de oito metros de altitude, são colhidas manualmente, duas vezes por ano. O seu consumo remonta aos tempos pré Columbianos, sendo tradicionalmente utilizado para aumentar a força, a vitalidade e a saúde em geral. No Brasil, onde são amplamente cultivadas, as árvores do açaí são consideradas a planta mais importante da região, porque o seu fruto tem sido, durante séculos, um dos alimentos básicos da dieta local. Hoje em dia, o açaí é apreciado em todo o mundo, por ser um superalimento valioso, cheio de nutrientes benéficos para a saúde.

Cacau

A planta do cacau é uma árvore pequena e perene que prospera em climas tropicais, principalmente na América do Sul, crescendo nas florestas férteis em torno do rio Amazonas. Requer um clima constante, com temperaturas entre os 21 e os 32 graus °C, e no mínimo 10cm de precipitação por mês. O seu fruto fornece cacao (também conhecido como cacau), o material de base utilizado para a produção de chocolate. Embora o chocolate processado seja rico em gordura e açúcar, o cacau em si é um superalimento rico em antioxidantes e com reconhecidos benefícios para a saúde.

Camu Camu

É rico em antioxidantes, como a vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, beta caroteno, aminoácidos e poderosos fitoquímicos. Reforça o sistema imunitário, previne gripes e constipações e é crucial para uma pele saudável, cicatrização rápida e adequada regeneração muscular após atividade física intensa. O Camu camu é um pó vermelho-alaranjado, é utilizado em gelados, sobremesas e bebidas, e tem um sabor que combina bem com fruta, sumos, smoothies, iogurtes e adoçantes. Os mais puristas dissolvem simplesmente o pó em água e adicionam um adoçante natural.

Cânhamo

As sementes de cânhamo descascadas são uma fonte de proteína de alta performance: inclui todos os aminoácidos essenciais e é facilmente digerível e assimilável pelo corpo. É excelente para desportistas e vegans e tem uma ação antisstress.

Chia

Os guerreiros Astecas eram fãs destas sementes. As sementes de chia são a maior fonte do planeta em ácidos gordos essenciais ómega 3, cruciais para um cérebro e coração saudáveis. São ricas em fibra, facilitam o trânsito intestinal e facilitam a perda de peso.

Clorela

A clorela é a maior fonte de clorofila do planeta, reconhecida pelas suas propriedades desintoxicantes. É também uma fonte rica em vitaminas, minerais e enzimas sendo indicada para combater a anemia, fortalecer o sistema imunitário e auxiliar a digestão.

Erva de Cevada

A erva de cevada tem-se mostrado promissora na prevenção e combate às células cancerígenas, devido à presença de enzimas especiais. Apresenta um baixo índice glicémico, elevado teor em proteína vegetal sem gordura, vitaminas e minerais, fibra e clorofila, nutrientes que favorecem a perda de peso.

Erva de Trigo

A erva de trigo é rica em glicosaminoglicanos (GAG), que são os constituintes do fluído lubrificante das articulações do corpo. Tem propriedades anti-inflamatórias e alivia as dores reumáticas e artrites. Contém enzimas que combatem os radicais livres associados ao aparecimento do cancro e ao envelhecimento celular.

Goji

As bagas de goji são uma das maiores fontes do planeta em antioxidantes, devido à sua riqueza em carotenóides, vitamina C (500 vezes mais do que a mesma quantidade de laranjas), zinco e selénio. Previne as doenças degenerativas e os sinais de envelhecimento.

Maca

O pó de maca tem um elevado teor de vitaminas e minerais, alcaloides, e esteróis vegetais especialmente importantes para as mulheres durante a menopausa: combatem a osteoporose e regulam os níveis de hormonas no organismo, diminuindo os afrontamentos, a ansiedade e a disfunção sexual.

Agora que conheces um pouco mais destes Superalimentos sugiro-te que os procures e comeces a introduzir no teu dia-a-dia. Vais sentir a diferença de um corpo com Super Poderes. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*